Celtic x Rangers uma rivalidade que vai além dos gramados…

image

Você conhece esses dois clubes de futebol ? Celtic e Rangers ? Se não, eles irão lhe proporcionar no mínimo uma história bem curiosa…

image

Celtic e Rangers são dois clubes de futebol da Escócia.
Tudo começou numa partida amistosa em 28 de maio de 1888 no caso seria o começo da vida do clube alviverde. O Celtic foi fundado em novembro de 1887 por um padre católico irlandês com o único objetivo de financiar uma instituição de caridade dedicada a amenizar a pobreza da grande comunidade irlandesa de Glasgow.

image

No entanto, também se esperava que o clube se transformasse em um símbolo de orgulho que congregasse os imigrantes oprimidos. Já o Rangers era o clube da elite e da maioria protestante da Escócia e, até 1989, manteve a política segregacionista de não contratar jogadores católicos.
O Rangers é um clube no qual boa parte de seus torcedores é devota do Anglicanismo, ou seja, seguidores político-religiosos da Rainha do Reino Unido. Sua torcida traz uma grande bandeira, onde está pintado o rosto da Rainha Elizabeth II, a atual líder anglicana, além de venerarem o UVF (grupo terrorista protestante do Ulster).
O Celtic, por sua vez, é o clube predileto dos escoceses de religião católica e dos irlandeses e descendentes residentes na Escócia, tendo milhares de torcedores entre os católicos das duas Irlandas. Sua torcida exibe uma bandeira alviverde com o retrato do falecido papa João Paulo II, costumando portar bandeiras da República da Irlanda e da Escócia. Os mais extremistas também exaltam o IRA (Exército Republicano Irlandês)

image

O começo da rivalidade digamos que pouco amigável, se iniciou num jogo de volta na Copa da Escócia (detalhe que era uma final) em 1909. Diante de um público de 60.000 torcedores começava a confusão, devido a uma desconfiança de que os dois clubes estariam combinando um terceiro jogo para haver uma partida extra e com isso uma renda econômica extra no setor de ingressos e etc… Dai surge o apelido do clássico “The old firm” ou seja ” A velha Empresa” no âmbito das duas equipes se favorecerem economicamente.
Em 1931, o jovem e brilhante goleiro do Celtic John Thomson morreu após sofrer uma lesão fatal na cabeça ao mergulhar nos pés de um atacante do Rangers, convertendo-se em uma figura trágica e emblemática do clube alviverde. Mas a pior catástrofe da história do clássico aconteceu em 1971. Enquanto o público deixava o Ibrox Park, 66 torcedores do Rangers morreram depois que uma das tribunas cedeu.
O lendário técnico do Celtic Jock Stein deixou o vestiário para ajudar os feridos e expressou a esperança de que o fatídico episódio levasse a um novo comportamento na cidade. “Essa tragédia terrível tem de ajudar a conter a intolerância e o ressentimento nos jogos do Old Firm”, apelou Stein.

image

Entre estes duelos digamos que muito “passivo” entre os dois “amiguinhos”
Tem alguns que valem ser ressaltados.
Por exemplo a entrada bem delicada do zagueiro Bartley no meia Brown do celtic numa partida pelo campeonato de 2011 e além dessa a mais importante… O episódio na copa da Escócia em 2012 pelas quartas de finais, onde os próprios jogadores do Rangers tiram o cartão da mão do juiz, confira abaixo no link uma coletânea com as pegadas mais “leves”…

image

Entradas, confusões Celtic x Rangers

Sem dúvidas alguma essa é umas das rivalidades mais temperadas espalhada pelo mundo, lógico que com violência não leva a nada, tirando este elemento, poderia haver derby mais bem recheado do que esse?
Mas o futebol é assim lindo, uma pena existir esse cenário sujo de violência que estraga o espetáculo, com o decorrer do tempo, o derby vêm se tranqüilizando, graças aos próprios jogadores que se coincentizaram que pancadaria estraga o espetáculo ao público, querendo cada vez mais entregar um evento onde se prioriza o esporte e sua paixão.

image

Fonte: Doentes FC

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s