“FIFA 16” terá menos clubes brasileiros do que o concorrente “PES 2016”.
Além do Corinthians, Goiás e Sport também ficarão de fora do game da EA.
Os três aparecerão no “Pro Evolution Soccer 2016
Diferente do Corinthians, que assinou exclusividade com a Konami por não ter concordado com o valor oferecido pela EA para que o clube aparecesse no “FIFA”, o Goiás tinha interesse em aparecer no game.
“Os atletas decidiram não assinar o contrato de direitos de imagem, e a Electronic Arts não aceitou isso”, afirmou um representante do departamento de marketing da equipe goianiense. “O clube acabou ficando refém dos jogadores”.
O Sport, por sua vez, não pronunciou-se sobre os motivos que o fizeram ficar fora do jogo.
Clubes confirmados
Atlético-PR, Avaí, Chapecoense, Cruzeiro, Figueirense, Internacional, Joinville, São Paulo e Vasco garantiram que aparecerão no “FIFA 16”, ao lado de Coritiba, Grêmio, Ponte Preta e Santos.
Existem, porém, algumas ressalvas: não é certo se todos os jogadores destes times aparecerão com seus rostos e nomes reais. O São Paulo, por exemplo, espera aparecer com uma escalação desfalcada, já que “nem todos os atletas assinaram seus contratos”. Já o Cruzeiro ainda tem como incertas as aparições completas de dois de seus jogadores.
Flamengo e Fluminense alegam estar negociando com a Electronic Arts. Palmeiras e Atlético-MG ainda não se pronunciaram.
Problemas de licenciamento
No ano passado, a EA alegou que supostas“mudanças no processo de licenciamento no Brasil” impediram que os times figurassem no “FIFA 15”.
O concorrente “Pro Evolution Soccer 2015” teve os times brasileiros, mas muitos em estado incompleto, com nomes e rostos genéricos para vários jogadores.
Diferente do que acontece na Europa, o Brasil não tem uma organização que cuide das licenças de uso de imagem de times e jogadores que atuam no país. Mesmo negociando time a time, alguns contratos entre clubes e jogadores contam com brechas que nem sempre permitem usar a imagem do atleta em um jogo de videogame.
Ao final disso tudo os reféns somos nós, consumidores, com essa “cartada” dos jogadores, é tão prejudicial pro clube, que nao divulga sua marca corretamente pelo mundo e pro jogo que perde em fãns da franquia Fifa.
Agora é esperar para que essa situação melhore com o acerto com os clubes que ainda estão em negociações.
Fonte: Uol Jogos